20 junho 2018

Intercedendo por AMOR – Parte 2




Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum".
Marcos 9:29


O verso acima é alvo de muita controvérsia. Uns discutem sobre o fato de o termo jejum não constar de alguns manuscritos e que, por isto não deveria constar nas traduções atuais, pois não conseguem ver relação alguma entre jejum e oração. Outros se apegam ao significado da expressão “espécie de demônio” ou “casta de demônios”, como se seus poderes só pudessem expulsar esta ou aquela casta e não pudessem expulsar aquela outra.
Vamos deixar de lado as controvérsias e focar em algo bem mais útil:

O que o Senhor estava realmente ensinando?

As controvérsias, na maioria das vezes, só servem para desviar a atenção e confundir as idéias. O Senhor não pretendia criar controvérsias e sim, ensinar princípios que nos guiariam ao Seu Reino.
O que realmente importa no texto de Marcos é o resultado alcançado e o caminho mostrado pelo Mestre.
Um grande milagre de cura e libertação foi realizado e muita gente até os dias atuais gasta suas energias discutindo coisas que não são relevantes.
O que devemos procurar entender é o que o Senhor quer dizer com Jejum e Oração, ou se não quisermos nos envolver com qualquer tipo de controvérsia, somente com oração.
Olhando para a vida de Jesus relatada nos evangelhos, veremos que o ensino de todo o contexto é sobre a vida de oração que produz fé e fé que é fruto da dependência.
Somente a vida de oração nos leva a depender de Deus em todas as coisas e somente esta dependência nos leva ao verdadeiro sentido da fé e somente a fé genuína expulsa demônios e traz cura.
Neste caso específico, podemos acrescentar que a oração se trata de intercessão.
Já ouvi pessoas orando para que Deus lhes desse poder para expulsar demônios e outras, mais politicamente corretas, pedindo para serem usadas no “ministério de expulsão de demônios”, se é que isto existe.
Não sou “teólogo” nem juiz da vida de ninguém para dizer com certeza se estão certos ou errados, mas a experiência e o estudo de vários contextos me ensinaram que o foco não deve ser nos demônios, mas nas pessoas que sofrem por causa da ação destes demônios.
A essência do evangelho é o amor a Deus e aos pecadores e não o ódio ao Diabo e ao pecado. O ódio não deve ser nosso alvo e sim o amor. Só odiamos corretamente o mal quando amamos corretamente o bem.
A oração e jejum que expulsa demônios é o jejum e a intercessão motivados pelo amor ardente aos que sofrem por causa do mal que há neste mundo tenebroso.
Somente este amor trará maturidade à Igreja contemporânea. Não devemos continuar orando por poder ou ministérios focados no mal.

É hora de despertar os cristãos que passarão suas horas de oração intercedendo por amor

O Senhor viveu seu ministério neste mundo motivado pelo amor, em todas as situações, pois foi enviado pelo amor de Deus, que amou o mundo ...  

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
João 3: 16-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários