09 junho 2018

Santidade – 03



OBEDIÊNCIA -Parte B


Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos
e dele tendo temor.
Deuteronômio 8:6


            Dando continuidade aos nossos estudos, vamos hoje refletir um pouco sobre o Temor a Deus.
            No verso acima, Moisés exorta o povo a temer a Deus e andar em seus caminhos, começando com a obediência, que é nosso tema.
            O temor a Deus é um pouco mal compreendido, algumas vezes sendo confundido com medo. Apesar de ser um sinônimo, o termo é empregado na Bíblia com um sentido muito mais abrangente. Na verdade, o temor que Deus deseja ver no coração do seu povo tem muito mais a ver com respeito. 
            O dicionário online traz as duas definições:

Significado de Temor

Ato ou efeito de Golpista; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
Sentimento de respeito profundo ou de reverência por: temor a Deus.

            Vejamos o que aconteceu quando Deus se revelou ao povo, no Monte Sinai:

Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram a Moisés: "Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos".
Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar".
Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava.
O Senhor disse a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Vocês viram por si mesmos que do céu lhes falei:

O verso 20 traz a revelação que devemos guardar no coração para que possamos permanecer na presença de Deus:

Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar".

            O contexto nos ensina que Deus é todo poderoso e nós devemos a ele todo o temor, em todos os sentidos da palavra, tanto o receio quando o respeito.
            O mestre falou sobre este entendimento completo do termo temor:

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

            Aqui neste verso do evangelho de Mateus, vemos que somente Deus deve ser objeto do temor em todos os sentidos, pois somente ele pode decidir sobre nosso destino na eternidade.
            Como sempre, é o Apóstolo Paulo quem nos traz a revelação desta figura para a Igreja:

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

            Temor e tremor, aos olhos humanos, sem visão espiritual, poderia parecer uma redundância, mas esta é a intensão do Apóstolo, pois usa a repetição de termos parecidos para enfatizar exatamente a diferença sutil entre ambos.
            Os termos usados pelo Apóstolo são: Phobou – Temor, reverência e Tromou – Tremor, medo.
            Como a língua Grega é extremamente poética, riquíssima em variações e significados subjetivos para um mesmo termo, vemos que Paulo fez uso de linguagem poética para atrair a atenção dos gregos que estavam iniciando a caminhada com os irmãos de Filipos.
            Para aprofundar o entendimento da relação profunda entre temor e obediência, veremos agora o que está na Epístola aos Hebreus:

Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava em chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade, ao soar da trombeta e ao som de palavras tais, que os ouvintes rogaram que nada mais lhes fosse dito; pois não podiam suportar o que lhes estava sendo ordenado: "Até um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado".
O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: "Estou apavorado e trêmulo! "
Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

            Chegamos ao Deus vivo através do sangue de Cristo e à Graça de Deus revelada pelo Espírito Santo em nosso coração. Isto exige mais reverência do que a Lei que foi revelada através de Moisés.

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.
O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários