16 dezembro 2018

Dons Espirituais – Parte 04 - Um Caminho Ainda Mais Excelente






Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
1 Coríntios 12:31



01 – A necessidade de buscar os dons:

Portanto, procurai com zelo os melhores dons;

No início da carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo declara que o evangelho de Deus é anunciado não apenas com palavras, mas acompanhado pelos dons do Espírito, e nos dá o motivo:

E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

            Escrevendo aos Romanos, Paulo demonstra sua visão do verdadeiro evangelho, onde Palavra e Dons se fundem para revelar a pessoa do Senhor Jesus:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
               
É maravilhoso ver que o Evangelho é a união perfeita entre Poder e Mensagem, pois foi desta maneira que Jesus revelou Deus aos homens e esta era a oração da Igreja Primitiva:

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
           
Quando se apresentou ao mundo físico e espiritual, Jesus usou a Palavra de Deus revelada a Isaías, abrangendo Seu ministério e o de Sua Igreja:

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos. A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
           
Neste texto fica clara a visão do próprio Senhor, onde a pregação e os sinais se fundem e fluem através do Espírito Santo.
            A ênfase que devemos buscar em primeiro lugar para viver como Igreja do Senhor está no início do texto de Isaías que o Senhor leu:  O Espírito do Senhor é sobre mim
            Este é o início da procura pelos melhores dons. Começamos buscando Aquele que se manifesta através dos dons na intenção de revelar a Glória de Deus.
            Quando Jesus foi interrogado sobre o mal no mundo, respondeu assim:

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.


02 – Um Caminho Ainda Mais Excelente:
           
O anuncio da enfermidade de Lázaro nos dá uma grande lição sobre os dons:

- Aquele que tu amas: A ação de Jesus começa sempre com a mesma motivação: Amor;
- Para Glória de Deus: A intenção deve ser sempre Glorificar a Deus;
- Para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. O fim de tudo é glorificar ao Filho de Deus.

            A essência de tudo deve ser sempre o AMOR, pois é assim que o Espírito Santo faz a obra de Deus em nossa vida. Tudo se baseia no AMOR e o fim de tudo é o AMOR.

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:5

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:13
           
Deem graças ao Deus dos céus. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:26

            Para que possamos alcançar os confins da terra com a Palavra de Deus, precisamos da direção e poder do Espírito Santo e o único caminho para isto é o amor. É exatamente isto que o Apóstolo Paulo estava ensinando aos crentes de Corinto.
            Veja a ligação entre os capítulos 12 e 13 de 1 Coríntios:

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

O Apóstolo declara uma belíssima poesia sobre o AMOR, ensinando que todos os dons são anulados, se não estiverem fundados no AMOR.

Marcelo Tristão de Souza







Comentários