21 janeiro 2019

Dons Espirituais – Parte 07 – Dons de Poder




Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, 
porque Deus era com ele.




            Dando sequência aos estudos sobre os nove dons, veremos hoje a segunda categoria:
 
Dons de Poder:

Dom da fé;
Operação de milagres;
Dons de cura.


               
Dom da fé;
           
            Como estamos falando em dons, fica claro que esta fé que o Apóstolo Paulo menciona é diferente da fé que todos os cristãos recebem diariamente pela Graça de Deus.
            Um exemplo importante da manifestação do Dom da Fé está nos companheiros de Daniel, quando passaram pela fornalha de fogo ardente;

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

            Conforme os teólogos, o que diferencia a Fé como um dom é a situação extrema e o resultado de glorificação para o Reino de Deus:

Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

            O capítulo onze do livro de Hebreus nos fala de pessoas que tiveram uma fé extraordinária e vivenciaram coisas extraordinárias, indo além da fé comum que está presente na vida de todo cristão.
            O maior diferencial da fé como um DOM é que esta manifestação específica é a base que possibilita a manifestação dos dons de Operação de Milagre e Cura.
            Assim como nos dons de revelação, onde há complementações entre Palavra de Conhecimento e Palavra de Sabedoria, no caso dos dons de poder, o Dom da Fé antecede a manifestação dos outros dons, que são o complemento.
           
Operação de milagres;

            Entre os 3 dons classificados como Dons de Poder, a operação de milagres ou maravilhas, conforme algumas traduções, trás grande quantidade de registros em toda a Bíblia, sendo mais enfático no Antigo Testamento:
Moisés: As pragas no Egito, a divisão do Mar Vermelho, água jorrando da rocha e muitos outros registrados no Pentateuco;
Josué: Dividiu o Rio Jordão ( 3:14-17), Fez cair as muralhas de Jericó ( 6:6-20) e parou o sol e a lua ( 10:12-14). 
Também temos os profetas Elias e Eliseu e outros;
No Novo Testamento, temos Jesus e os apóstolos e também outros que foram usados por Deus para manifestar Sua Glória.
Felipe: Atos 8:6,7,13; Estevão: Atos 6:8

            Em todas estas manifestações do Dom de Operação de Milagres ou Maravilhas, o elo de ligação é a Glorificação do Reino de Deus, manifestando a vontade de Deus assim na terra como no céu.

Dons de cura:

            Muitos estudiosos acreditam que não há necessidade de separar o Dom de Cura do Dom de Operação de Milagres, mas não temos que questionar a Palavra de Deus e sim, buscar do Senhor o entendimento e a aplicação em nossas vidas.

            Quando Pedro fala sobre o ministério de Jesus, cita esta separação:

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

            Este verso nos revela a realidade espiritual do ministério de Cristo. Fazendo o bem nos fala sobre milagres e maravilhas e depois o Apóstolo Pedro cita separadamente a cura dos oprimidos do diabo, pois a tradição da Igreja Primitiva afirma que todas as doenças são causadas pela ação do mundo das trevas, direta ou indiretamente.

            O Senhor manifestou todos os Dons do Espírito sendo totalmente humano, ungido com o Espírito Santo, conforme este verso de Atos e o texto de Lucas: Lucas 4:16-21

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Lucas 4:16-21   (Isaías 61)

            Na Igreja atual, a cura de enfermidades pode ser considerada um dom frequente, ocorrendo nos cultos, nas residências ou qualquer local onde alguém se dispõe a amar, crer e orar por um enfermo.

No próximo estudo, falaremos sobre a terceira e última categoria:

Dons da fala (vocais)

Profecia;
Variedade de línguas;
Interpretação de línguas.








Escrever impulsionado pelo amor à Palavra de Deus é ter o privilégio de ser o primeiro a ler.
John Bever


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários