22 abril 2018

Arrependimento - 05


Avançando para a Plenitude de Cristo - Arrependimento - 05

Resultado de imagem para soberba

A minha salvação e a minha honra de Deus dependem;
ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.
Salmos 62:7


                        O personagem que passou pelo confronto curador, no estudo de hoje, é o grande Apóstolo Paulo, que após o confronto jamais aceitaria ser chamado de grande. Ele mesmo diria “grande é o meu Senhor”.
                        Este é o resultado do que o apóstolo chamou de “espinho na carne”. Não há explicação clara na Bíblia sobre o que seria exatamente este espinho e não é a intenção aqui debater sobre o que é, mas debateremos o propósito deste confronto entre o apóstolo e seu Senhor:

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

                        Ainda me lembro de quando vivia pedindo ao Senhor para que me ensinasse a depender dEle e hoje posso ver como era insensato, pois pedia algo sem entendimento. Na verdade, deveria pedir para entender o que é depender dEle.
Muitos textos nos mostram a vontade de Deus sobre a dependência, mas este fato da vida de Paulo é um grande exemplo.
O apóstolo passou por experiências sobrenaturais inimagináveis e isto poderia ter mexido com seu ego. Para evitar este mal, o Senhor lhe enviou algo que fizesse com que se mantivesse humilde e fiel.
Vemos que Paulo não conseguiu compreender o que estava acontecendo e foi preciso que o próprio Senhor revelasse que a situação era para mantê-lo consciente de que era um vaso de barro e o tesouro é o próprio Deus.
Na mesma carta, vemos o aprendizado na prática:

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

                        O tal “espinho na carne” foi o instrumento escolhido por Jesus para que o Apóstolo crescesse em entendimento e graça, tendo total consciência de que tudo vem de Deus.
                        As revelações tiveram grande impacto sobre a vida de Paulo e certamente teriam abalado sua fé, então o Mestre agiu rapidamente, preservando a saúde espiritual e trazendo sabedoria para as futuras gerações.
                        Jesus ensinou sobre isto no início do sermão da montanha, citando a humildade duas vezes:

Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Mateus 5:3,5

                        Os pobres de espírito são aqueles que dependem verdadeiramente do Espírito Santo. Para orar, adorar, testemunhar, realizar tarefas, escrever e também nas coisas simples do cotidiano. Este é o padrão daqueles que vivem o Reino de Deus. Amar e depender do Senhor.
                        O verso cinco vai além deste mundo, falando da eternidade.
                        Se dependermos de Deus neste mundo, viveremos a realidade do Reino e herdaremos a paz eterna.

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

                        Este ensino já existia na antiga aliança, mas infelizmente poucos deram ouvidos.

O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.
Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? , pergunta o Senhor. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.

                        Que sejamos sempre receptivos à vontade do Senhor e jamais nos esqueçamos de que:

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino,
o poder e a glória para sempre. Amém.
Mateus 6:13









Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza






Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários