29 abril 2018

Arrependimento - 06


Avançando para a Plenitude de Cristo -  Arrependimento 06



A glória deste novo templo será maior do que a do antigo, diz o Senhor dos Exércitos
Ageu 2:9a
           

                        Os dias do profeta Ageu foram marcantes para todo o povo de Deus, sendo a época em que voltaram a habitar em Jerusalém, buscando reconstruir tudo o que foi destruído pelos invasores.
                        Cada família se esforçava para voltar à sua vida normal, sem se dar conta de que cometiam o mesmo erro que os levou ao cativeiro.
                        Dedicavam-se a refazer suas vidas e deixavam de lado a parte mais importante da cidade: O Templo:
                        Deus teve de enviar um profeta para alertar e orientar o povo: Ageu trabalhou arduamente para trazer o povo de volta ao juízo, profetizando em Nome do Senhor sobre a necessidade de restaurar primeiramente o relacionamento com Deus e só depois se voltarem para suas próprias casas e vida cotidiana:

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor. Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:
Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?

                        Na época em que voltaram do exílio, estas palavras soavam como ordens diretas, mas para nossos dias, são uma maravilhosa profecia sobre a edificação da Igreja em geral e, principalmente, da dedicação de nossa vida pessoal, como templo e morada do Espírito Santo.
                        Em um de seus mais importantes discursos, o Apóstolo Paulo afirma:

 Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

            Estas palavras foram ditas para pessoas que não conheciam a Deus, adorando um DEUS DESCONHECIDO. Neste discurso, o Apóstolo apresentou perante a plateia de Atenienses, o Deus Único, criador de todas as coisas e presente em toda a sua criação.
            Saindo de Atenas, se dirigiu á Corinto, que era a principal cidade da Grécia, naqueles dias. Algum tempo depois destas viagens, em uma carta cheia de paixão, temos a declaração para a Igreja:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

Este é o cumprimento da profecia de Ageu, sobre a segunda casa.
                        Na era da Graça, Deus veio habitar em nós. Somos o santuário onde o próprio criador de todas as coisas faz morada. E somos mais do que um simples templo.
                        O Senhor Jesus profetizou sobre esta maravilha em detalhes:

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

                        Quando dedicou o primeiro templo, Salomão ouviu esta advertência:

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

                        O templo feito pelos homens foi dedicado com santificação, sacrifícios e promessas de obediência total à Deus. A dedicação do segundo templo, que é nosso próprio corpo, certamente exigirá algo mais profundo, como está no verso de João 14:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
João 14:15

           
                        A promessa de sermos habitação do Espírito de Deus está vinculada diretamente à condição acima: Se vocês me amam, obedecerão.
                        Assim como a maioria dos assuntos importantes do Novo Testamento, esta condição não vem seguida de muitas explicações, pois o Mestre espera que busquemos a Revelação para que a Palavra se torne vida em nós:

O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite.
As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
                       
                        Vivemos a época mais gloriosa da humanidade, pois temos o próprio Cristo habitando em nós como predisse Ageu. Somos a segunda casa, feita pelas mãos furadas do carpinteiro do universo. E como Igreja, temos uma grande responsabilidade:

Pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Isaías 56:7b










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza






Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração

#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários