09 abril 2018

Arrependimento - 03


Avançando para a Plenitude de Cristo 
Arrependimento – 03


Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Salmo 51:11


            Hoje veremos mais um exemplo de alguém que foi confrontado pelo Senhor e conheceu o verdadeiro arrependimento.
            O rei Davi, autor de maravilhosas canções de adoração a Deus contidas no livro de Salmos, foi o protagonista de uma das maiores crueldades cometidas por um soberano contra um súdito.
            Uma trama abominável envolvendo assassinato e adultério poderia ser previsível para a maioria dos reis de Israel e dos países pagãos, mas de Davi não se podia esperar algo sequer parecido, mas é o que o Espírito Santo fez questão de registrar para a posteridade, não poupando detalhes.
            Toda a “novela” começou numa bela tarde de primavera, quando todos os reis saíram para a guerra, mas Davi resolveu dormir fora de hora e passear pelos terraços do palácio.
            O maior inimigo de Davi não estava envolvido na batalha dos reis, mas espreitava pelas sombras, não perdendo a oportunidade valiosa oferecida pelo próprio monarca de Israel.
            Uma bela jovem tomando banho foi uma visão que enegreceu o coração de Davi, desencadeando a terrível trama que certamente foi arquitetada pelo príncipe das trevas.
            Adultério, gravidez indesejada e assassinato. Até os dias de hoje, os autores de novelas seguem o enredo criado pelo Diabo, na tentativa de manchar a reputação de Davi e afastá-lo de Deus.
            Como sempre, os planos não saíram como o Diabo esperava e Davi saiu da situação mais fortalecido e próximo de Seu Deus. Veja o aprendizado eterno gerado pela trama:

Salmo 51
Para o mestre de música. Salmo de Davi. Escrito quando o profeta Natã veio falar com Davi, depois que este cometeu adultério com Bate-Seba.

01 Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
04 Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
06 Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
07 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
            Nestes poucos versos extraídos da tristeza, Davi demonstra o arrependimento gerado em seu coração pelo confronto com Deus, através do profeta Natã.
            No verso 01 o rei reconhece que o amor de Deus é o único motivo para o perdão, pois ninguém alcança nada de Deus a não ser pela graça revelada no AMOR.
            No 04, a JUSTIÇA de Deus é exaltada em contraste com a insignificância dos argumentos humanos. Todo pecado é cometido contra Deus e Sua Justiça e qualquer condenação é merecida.
            O verso 06 mostra o desejo de Deus em encontrar a sinceridade no íntimo de nosso ser para que possa nos ensinar a verdadeira sabedoria.
            No verso 07, está o reconhecimento de que a pureza só pode ser obtida através de Deus, que nos lava com a Sua Palavra.
            Mais adiante, no verso 11, Davi clama para que Deus não se afaste, pois o pecado faz separação entre o homem e Deus, entristecendo o Espírito Santo. Somente o arrependimento pode restaurar o relacionamento.
           
            O final do Salmo 51 traz uma revelação importante para os dias atuais. A quebra de relacionamento de Davi com Deus refletiria em toda a nação e, por isto, o rei clama para que o Senhor restaure a capital religiosa, onde estava o templo e a presença de Deus .

18 Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
19 Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.

            Quando um discípulo de Cristo está embaraçado com pecados não confrontados e curados, há o que é chamado de legalidade, que é quando as trevas obtêm vantagens para atacar com as setas inflamadas, causando grande mal.
            Esta legalidade será maior conforme o nível de envolvimento que tal discípulo tem com a liderança e ensino na Igreja, pois será visto como exemplo.
            Veja o que o Senhor ensinou na Parábola sobre o serviço:

Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.
Lucas 12: 47-48


Devemos ter muito zelo por nossa vida e por nossa comunidade,  
intercedendo por todos os cristãos,

principalmente pelos que exercem funções de liderança.











Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza






Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários