15 agosto 2018

RESGATADOS





O Senhor ouvirá quando eu o invocar.
Salmos 4:3


O livro de Salmos é a maior coleção de orações, canções e poesias já apresentadas para a humanidade e realmente, só poderia ter saído do coração de um pai apaixonado e que gera filhos apaixonados.
No salmo 4, temos um texto maravilhoso que retrata a vida cristã diária, desde os primeiros dias após ser resgatado.

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

            Logo nos primeiros versos, temos vários benefícios que recebemos logo nos primeiros dias após sermos resgatados:

Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? Pausa
Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

            Quando estávamos vivendo sob o domínio das trevas, Deus até nos respondia quando orávamos cheios de justiça própria, mergulhados no pecado. A diferença após o resgate é que agora, Ele nos ouve através da justiça de Cristo.

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor.

            Assim como Israel foi deportado para o cativeiro e depois resgatado e trazido de volta ao lar, Deus vai trazer a Igreja de volta à presença dEle e restaurar a esperança da Glória.

A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

            Deus está ouvindo as orações da Igreja o tempo todo e sentindo a mesma tristeza que o Senhor sentiu durante o ministério neste mundo:

Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".
Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? "
Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".
João 6:26-29

            Vivemos tempos de ansiedade, ambição, isolamento, apesar de tanta tecnologia, ciência, telecomunicações.
            Poderíamos encontrar satisfação com o progresso que a humanidade alcançou, mas quanto mais progredimos, mais interiorizamos nossas necessidades, nos tornando egoístas buscando a autossatisfação.
            Só podemos nos sentir satisfeitos quando buscamos satisfação em Cristo:

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

            Veja a revelação de Deus através Eliú, no livro de Jó:

Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.
Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências
para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada.
Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia, levando-o a achar a comida repulsiva e a detestar na alma sua refeição preferida.
Já não se vê sua carne, e seus ossos, que não se viam, agora aparecem. Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte.
"Havendo, porém, um anjo ao seu lado, como mediador dentre mil, que diga ao homem o que é certo a seu respeito, para ser-lhe favorável e dizer: ‘Poupa-o de descer à cova; encontrei resgate para ele’, então sua carne se renova voltando a ser como de criança; ele se rejuvenesce.
Ele ora a Deus e recebe o seu favor; vê o rosto de Deus e dá gritos de alegria, e Deus lhe restitui a condição de justo.
Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia. Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’.
"Deus faz dessas coisas ao homem, duas ou três vezes, para recuperar sua alma da cova, a fim de que refulja sobre ele a luz da vida.
"Preste atenção, Jó, e escute-me; fique em silêncio, e falarei. Se você tem algo para dizer, responda-me; fale logo, pois quero que você seja absolvido.
Se não tem nada a dizer, ouça-me, fique em silêncio, e eu lhe ensinarei a sabedoria".

                Nunca foi tão atual o clamor de Deus através do profeta Jeremias:

"Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor:
‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

Sinta o peso desta revelação em Jeremias.
É o criador do universo quem está convidando as criaturas a clamar
e dando a certeza de que serão ouvidas e respondidas.
É o Pai ansiando por ter comunhão com os filhos.
É o amor sendo ofertado pela Graça.


"Naquele tempo", diz o Senhor,
"serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. "
Assim diz o Senhor: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto".
Quando Israel buscava descanso,
o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo:
Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.
Jeremias 31:1-3

Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês.
Oséias 10:12



Marcelo Tristão de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários