19 agosto 2018

Frutos - Mansidão



Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.




            O penúltimo item da lista de Paulo é a Mansidão. Mais um termo que parece comum, mas quando olhamos para nossa vida, percebemos que não é tão simples.

Significado de Mansidão:
Qualidade de manso. Brandura de gênio, quietação.

            Vou ser mais manso, brando, quieto. Parece uma lista de promessas de fim de ano. Costumamos acrescentar o mais, como se já conseguíssemos ser assim sem a ajuda do Espírito Santo.
            A natureza humana não é mansa, branda ou quieta.

            Jesus é manso e nos convida a aprender a mansidão com ele:

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

            A Palavra de Deus é branda para quem tem fome de entendimento:

Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas.

            Para ouvir a voz do Senhor em nosso coração, é necessário quietude:

Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

            Olhando a vida de Moisés, vemos que tinha todas estas qualidades, pois o próprio Senhor atestou isto:

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

Somente a busca diária nos dará esta mansidão tão distante de nossa natureza carnal





Marcelo Tristão de Souza


Links para as outras mensagens deste tema:




Comentários