12 agosto 2018

Um lar e um ninho para os peregrinos






Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si,
para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar,
ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Salmos 84:3




             Mesmo que hoje estejamos vivendo em uma sociedade moderna, ainda há uma grande quantidade de pessoas que são verdadeiros nômades. Podemos até dizer que a grande maioria das pessoas vivem nesta situação. Apesar de possuírem residência fixa, nem sempre podem chamar de lar. Tomarei até mesmo a liberdade de forjar um novo termo: Nômades funcionais. Espero que não exista.
            Olhando para a Igreja do Senhor Jesus, descobrimos que o homem realmente foi criado com o desejo de buscar uma morada além do natural, sendo o que a Palavra de Deus chama de peregrinos:

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

            Mesmo no Antigo Testamento, o termo peregrino já era usado:

Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação.
Salmo 119:54

            No verso 3 do Salmo 84, vemos uma figuração maravilhosa sobre a vida de peregrinação do Cristão, aguardando a Pátria Eterna:

Até o pardal achou um lar

            O salmo 84 diz que habitar próximo ao altar de Deus é o objetivo de um verdadeiro adorador e o pardal é uma figura do Cristão que, mesmo vivendo como peregrino neste mundo, tem um lar espiritual, que é o altar do Senhor no coração.
            Assim como há cristãos espalhados em todos os lugares do mundo, o pardal é um pássaro bastante comum, apesar de “pardal” poder ser utilizado de maneira genérica para pássaros pequenos, pois este é o significado do termo pardal.
            Achar um lar é um paradoxo, pois estes pequenos pássaros fazem ninhos em qualquer lugar, utilizando materiais simples e perecíveis, por isto, mudando constantemente.
            Mesmo sendo um pequeno pássaro, simples, humilde e de hábitos nômades, chamou a atenção do salmista o fato de conseguir fazer do altar de Deus um lar, coisa que os israelitas nunca conseguiram.
            Em Cristo, todos os cristãos são convidados a chamar o altar de Deus de Lar:

Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

O mesmo Salmo 84 traz outra ave como figura de nosso acesso ao altar de Deus:

e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes

            Além de fazer do altar de Deus nosso lar, como o pardal, podemos fazer um ninho, ou seja, um lugar seguro para nós e nossa família, através da intercessão.
            Os versos de Hebreus apontados acima nos dizem que Jesus é o Sumo Sacerdote que nos dá acesso ao Lugar Santíssimo, que é onde está a Arca da Aliança, ou seja, o Altar de Deus, de onde Ele fala conosco diretamente.
            Este falar, na dispensação da Graça, é a intercessão que Jesus nos dá acesso como mediador:

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

            Os filhotes citados pelo salmista podem ser vistos como figura de todos aqueles que Deus nos direciona a interceder, pois é necessário que o intercessor sinta uma forte ligação com aqueles por quem intercede, sendo tão responsáveis por eles quanto uma andorinha por seus filhotes.
            Outro detalhe da figura da andorinha é o fato de que fazem ninhos que serão usados por muito tempo, mesmo quando migram durante o inverno e voltam logo que o clima esquenta. Construir um ninho perto do Altar de Deus nos garante que sempre teremos acesso a este ninho, não importa quanto tempo passe ou a se a estação é quente ou fria, pois o amor de Deus é eterno e imutável:

o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo:
Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.
Jeremias 31:3

Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; 

louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!

Salmos 84:3-5

           



Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN

           



Comentários