06 agosto 2018

Frutos – Benignidade e Bondade



Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?
Salmos 116:12

            Chegamos hoje ao quinto fruto do Espírito, que é Benignidade ou Amabilidade. Em contraste com as obras da carne, podemos dizer que chegamos ao ponto onde as atitudes para com as outras pessoas começam a definir o caráter cristão, fazendo com que coisas simples reflitam o que há no interior do coração.
            Amor, alegria, paz e paciência refletem o relacionamento vertical, entre o homem e Deus, enquanto os próximos quatro frutos refletem o relacionamento com o próximo.
            Vejamos a definição do termo no Dicionário Aurélio:

Qualidade do que é benigno. Bondade, afeto, desejo de fazer o bem.
https://dicionariodoaurelio.com/benignidade

            Na Bíblia, temos diversos textos onde a benignidade é apresentada como qualidade essencial na vida de quem serve à Cristo, sendo a forma como o Cristão de destaca em meio ao mundo mergulhado na maldade.
                Na maioria dos textos, a bondade é mencionada com referencia direta a Deus, mas também vemos muitos textos onde o povo é exortado à bondade:

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
                              
Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

            Em Efésios, vemos que a bondade separa luz e trevas. Em Colossenses, revela quem é povo escolhido de Deus e em Romanos, a bondade é o que diferencia os que permanecerão e os que serão cortados. Estes três textos juntos deixam claro que bondade não é uma simples questão de escolha, mas na verdade é o fruto que o Espírito Santo produz em nós para nos manter unidos à Cristo e separados do mundo.

A bondade é a própria definição do caráter que Deus espera produzir em nós

Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas
e fiquem com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal.

1 Tessalonicenses 5:20-22







Marcelo Tristão de Souza


Links para as outras mensagens deste tema:

Domínio Próprio
Final




Comentários