22 outubro 2018

Koinonia – Parte Final – Companheirismo com Cristo




Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim.
Apocalipse 3:20 – (Bíblia Viva)


            Vamos fechar o tema Koinonia com uma mensagem de encorajamento e também de exortação.
            Cristo tem uma atitude surpreendente na carta à Igreja de Laodiceia. No início da carta, há uma forte repreensão contra a inconstância apresentada por aquele grupo de irmãos, mas no final, Jesus se apresenta como suplicante pela comunhão com eles, mesmo sendo o Senhor absoluto de todas as coisas. Veja a repreensão e depois o pedido de acerto:

Repreensão:
Escreva esta carta ao líder!' da igreja de Laodicéia: Esta mensagem vem daquele que permanece firmei, a Testemunha fiel e verdadeira (de tudo o que é, ou foi, ou será em qualquer tempo), a fonte primitiva da criação de Deus:
Eu o conheço bem - você nem é quente nem frio; eu desejaria que você fosse ou uma coisa ou outra!
Porém já que você é meramente morno, eu o cuspirei para fora da minha boca!
Apocalipse 3: 14 – 16 (Bíblia Viva)

Pedido de acerto:
Eu corrijo e castigo constantemente todo aquele a quem amo; portanto, devo castigá-lo, a menos que você abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus.
Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim.
Apocalipse 3: 19 – 20 (Bíblia Viva)

            O que aprendemos com o Senhor nesta situação aparentemente constrangedora, é que Ele está sempre disposto a nos corrigir e chamar de volta para a comunhão (Koinonia), mesmo quando nos afastamos para bem longe.

            Vejamos o exemplo do rei Ezequias, que se viu em apuros e voltou-se para Deus na hora do aperto, sendo socorrido pelo companheiro de todas as horas:

"Sejam fortes, sejam valentes, e não tenham medo nem terror do rei da Assíria ou do seu poderoso exército, pois há Alguém que está conosco e que é
muito mais poderoso do que ele!


Marcelo Tristão de Souza



Comentários