20 março 2015

Intercessão - Parte 01 - Conflito Interno



Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem,
e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17



Intercessão



            Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora a sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo suas necessidades e suas dores.
            Antes de entrar nesta empreitada, é necessário um bom tempo nas mãos de Deus, feito o barro nas mãos do oleiro, pois se Deus não preparar o vaso da maneira correta, vai se quebrar em pouquíssimo tempo.
            Serão algumas etapas preparatórias ministradas pelo próprio Espírito Santo.  A quantidade de etapas e o tempo necessário, dependerá da resposta de cada um à voz do Espírito.
             Estas etapas certamente não serão iguais para todos, mas podemos, pela Graça de Deus, tirar algumas impressões da experiência que já temos no assunto.
              Um texto que ajudará a começarmos é este:
             
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
Romanos 5:1-4
 
             O primeiro ponto que Deus tratou comigo foi ter paz com Deus, e para isto, tive de aprender a interceder pelos meus próprios problemas e, desta forma, começar a entender o campo de batalha.
               Vamos iniciar esta caminhada por este ponto:




Parte 01

CONFLITO INTERNO


Alguma vez você já se sentiu como se estivesse disputando um cabo de guerra contra os problemas diversos do dia a dia?
Você se sente sozinho, puxando de um lado, e do outro parece que tem uma multidão. Chegamos até mesmo a imaginar que do outro lado da corda estão nossos familiares, próximos (cônjuge e filhos)  e até familiares distantes. As vezes achamos que são os servos de Deus mais próximos de nós e até chegamos a achar que são os distantes. 
Erramos muito em achar que estamos sozinhos, que do outro lado estão as pessoas que deveríamos estar mais chegados e então chegamos ao cúmulo de  dizer ao Senhor Jesus que é Ele quem está do outro lado.
Vamos juntos numa pequena caminhada e veremos quem está de cada lado da corda!
A vida cristã é cheia de experiências maravilhosas, mas não podemos esquecer que nem tudo são rosas e terra batida pelo caminho. Há os espinhos e os terrenos adversos que insistem em aparecer sempre, não importando se a vida de oração é ativa ou deixa a desejar, ou se a santidade anda em alta ou baixa.  As dificuldades sempre aparecem  e então começam os intermináveis questionamentos:
Porque eu?
O que eu fiz de errado agora?
Tá faltando o que?
Etc. ...
Infelizmente, é nestas horas que entram em ação a famosa dupla Diabo e Satanás. Antes de se assustar com o dito cujo, vamos ver primeiro quem ele é:



Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl. diábolos, "caluniador", ou "acusador" ).
Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן, acusador,1 no koiné Σατανάς Satanás2 ; no aramaico צטנא, em árabe شيطان) é um termo originário da tradições judaicas-cristãs e geralmente aplicado à encarnação do Mal em religiões ditas monoteístas. (Wikipédia)



Após várias comparações no que se refere as traduções sobre a origem das palavras Satanás e Diabo, atualmente é consensual entre religiosos seu significado: acusador ou caluniador para Diabo; e opositor ou adversário para Satanás. (Google)
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Apocalipse 12:10
Se esperava um bichão horroroso, chifrudo, soltando fogo, talvez seja melhor procurar nos livros de folclore.
O Diabo é exatamente o que o nome diz, caluniador e acusador.
Nas horas em que estamos confusos com as dificuldades do dia a dia, ele se aproveita para exercer seu papel e tentar destruir tudo o que Deus já fez em nossas vidas.
A estratégia é muito antiga, sofreu algumas pequenas variações durante os séculos, apenas para se adaptar às mudanças culturais, mas ainda é minar a fé através da mentira, caluniando e enganando os desavisados, passando a acusa-los das coisas que Deus já perdoou e esqueceu.
É impossível indicar uma fórmula infalível que possa ser administrada em qualquer pessoa que esteja enfrentando este tipo de situação, pois certamente que há pessoas complexas com problemas complexos, mas podemos afirmar com certeza que Jesus é a solução para qualquer caso. Seja extremamente simples ou extremamente complexo, aos nossos olhos, claro.

Também seria simples dizer: Vai orar e pedir ajuda e Jesus e tudo está resolvido, mas mesmo sabendo que é o Senhor quem vai curar, não podemos achar que é só pedir e ficar esperando o milagre, igual Aladim esfregando a lâmpada.
Derrotar o Diabo exige mais do que uma simples oração. Veja o exemplo de Jesus no deserto:


Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11
O Senhor derrotou o inimigo com fé e atitude.
Em momento algum Jesus cedeu a qualquer argumento, agindo sempre com firmeza, repelindo todos os ataques.
Quando leio o famoso texto da armadura em Efésios, fico imaginando Paulo olhando para o soldado todo equipado e imaginando Jesus no deserto.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade,
e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação,
e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6:13-17



A atitude de Jesus perante o acusador foi exatamente o que Paulo nos incentiva a fazer:
Cingido com a verdade, Jesus resistiu a ideia de transformar pedras e pães, criando um atalho que transformaria sua missão em obra social.
Seria muito fácil oferecer o pão material e matar a fome do corpo, mas Jesus veio matar a fome do espírito do homem, levando-o de volta à presença de Deus através da verdade que sai diretamente da boca de Deus.
Seria muito fácil invocar anjos do céu para fazer justiça perante as dificuldades impostas pelo reino das trevas, mas Jesus fez justiça triunfando solitário como homem, cheio do poder da fé de quem sabe de onde veio e para que veio.
Mesmo tendo caminhado 40 dias em jejum no clima terrível do deserto, o Senhor manteve-se firme nos seus passos, não cedendo a qualquer tentativa do Diabo de desviar os seus passos.
 Em todas as investidas do Diabo, podemos ver o Senhor firme e resoluto, certamente revestido com a armadura que Paulo pode vislumbrar alguns anos depois.
Esta armadura foi exatamente a que Davi vestiu, quando retirou a que Saul lhe dera:
E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
1 Samuel 17:38-39
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
1 Samuel 17:45



O ponto importante da comparação de Paulo está na seguinte afirmação:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12
Foi este o foco de Davi, perante Golias, e também do Senhor perante o Diabo.
O campo de batalha não é o mundo que vemos com os olhos naturais, mas sim o mundo invisível, onde se trava uma grande batalha em que nossas almas são o despojo.
Paulo nos apresenta este mundo invisível de uma forma palpável, quando aborda com a clareza de quem habita neste lugar 24 horas por dia.
4 vezes Paulo fala destas regiões celestiais, mas vai nos mostrando aos poucos o que elas são.
Primeiro somos apresentados a um lugar que nos foi dado pelo Pai, através da fé no sacrifício de Jesus;
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Efésios 1:3
Depois ele nos apresenta a nossa posição como abençoados juntamente com Cristo. Ainda não se sabe qual a natureza deste lugar, mas já sabemos que o Senhor está no controle;
                E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 2:6
Antes de nos apresentar os outros habitantes do local, ele nos revela o porque de Jesus nos querer lá, juntamente com Ele;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Efésios 3:10
Neste ponto já está levantada a questão:
Como? Será conhecida de quem ? Onde, pelo amor de Deus?
É aí então que o apostolo entra no assunto que nos trouxe até aqui, ou seja, a nossa cura dos males causados pelo reino das trevas. O remédio apresentado é exatamente enfrentar o mal no campo do inimigo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12
Seria realmente assustador imaginar o pobre cristão em crise, todo estropiado, cansado de apanhar, tendo de enfrentar hostes de inimigos, mas a verdade aqui apresentada não envolve somente o acusado e caluniado, mas todos os que creem em Jesus, e foram chamados para estarem juntos nesta batalha.
Paulo diz exatamente isto; Não temos que lutar, no plural, isto é, o povo de Deus, lado a lado, enfrentando o mal e vencendo juntamente com Jesus e Seus Anjos.
Sabemos que teremos problemas, mas sabemos primeiramente que podemos vencer através da fé, união, amor, santificação e muita, muita oração.
É no campo de batalha espiritual que devemos entrar quando o inimigo usa de suas artimanhas para nos atacar.
Os ataques são muito variados, indo desde o que parece ser simples até ataques mais pesados. Pode ser a falta de algo importante para o dia a dia ou mesmo um capricho que aprendemos com o mundo e damos mais importância do que realmente tem. Pode ser a lembrança dos erros do passado que passamos a acreditar que estão com grande influencia novamente, pecados que parecem impossíveis de deixar, tristezas que surgem de repente e parecem que são o fim de tudo, entre muitos outros ataques que estamos expostos diariamente.
Estamos expostos pois vivemos neste mundo, mas isto não significa que seremos atingidos, pois maior é O que está em nós do que o que está no mundo.
É na hora dos ataques que devemos estar com a nossa cruz diária bem a postos e dizer ao Diabo; Vai-te embora, pois perdestes a guerra aqui nesta cruz.
Não vamos mais brincar de cabo de guerra com o Diabo.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Apocalipse 12:10


Vamos agora relembrar onde começamos a caminhada:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
Romanos 5:1-4

Este primeiro contato com a intercessão, nos mostrou que é preciso estar em paz com Deus para poder interceder pela vida dos outros.
A busca desta paz nos mostrou a graça de um Deus sempre presente conosco no campo de batalha, e nos exercitou na esperança, pois se não tivermos esperança não temos nada e não suportaremos uma simples brisa, quanto mais os vendavais que virão.
Se você acha que lutar contra seus próprios problemas é tributação, sinto dizer que está enganado. Isto é apenas o alistamento para o exército de Deus.
Comece a exercitar-se e aprenda a usar a armadura que Deus lhe dá quando chega ao quartel, pois o treinamento está apenas começando.
Agora somos apenas soldados começando a vestir a armadura e aprendendo a suportar os primeiros calos causados por ela.
A maioria leva muito tempo aprendendo a vestir a armadura e muitos até querem ir para a batalha com apenas algumas partes da armadura, mas enquanto não aprender a usar a armadura completa, não passará da primeira fase, lutando sempre a batalha do cabo de guerra.
Vencida a batalha inicial e deixado para trás o cabo, inicia-se a fase em que o inimigo se interessa por nós de uma maneira diferente. Agora não bastam os conflitos internos e chega a fase das tributações.
Vamos ver um pouco desta fase em breve ...
Continuaremos nos próximos dias.




  
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia

Guamaré/RN









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários