19 março 2015

FÉ E ATITUDE

Fé e Atitude


 


FÉ E ATITUDE

INTRODUÇÃO: 
Hb 11:1 –
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
A expressão ¨firme fundamento¨ dá a ideia de algo tão certo que se torna visível para quem crê, ao ponto de se tornar visível até para quem está próximo.. O que deve ser invisível é o objetivo, mas a fé deve ser algo tão real ao ponto de ser visível.
Tg 2: 14, 17 e 18
14 - Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

17 -  Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tiago duvida de quem diz que tem fé mas não se pode ver isto através das atitudes da pessoa. É impossível que um firme fundamento não seja seguido de atitudes coerentes com este fundamento. Se for assim, o fundamento está errado e tudo o que for construído sobre este fundamento acabará desmoronando. 
01 – Atitude de amor ao próximo:
2 Reis 1 – 4
1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.
2 Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.
4 Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
O milagre ocorrido na vida de Naamã foi tão espetacular que tem sido admirado por crentes e descrentes por todos estes séculos e em todo o mundo, pois a narrativa também faz parte da história dos reis da Síria.
O que me chama a atenção na narrativa é a atitude da serva da esposa de Naamã. Esta jovem era escrava na casa de um homem muito importante na Síria, mas seu coração estava com seu povo e seu Deus. Mesmo sendo arrastada do meio da sua família e do seu povo, esta jovem tinha o coração voltado para o Deus de Israel. Quando soube que o homem responsável por sua escravidão estava leproso, não levou em conta o mal que este lhe causara e mostrou-lhe a única maneira de encontrar a cura. Somente o Deus de Israel poderia curá-lo, através do profeta. A moça demonstrou amor ao seu maior inimigo, pois a fé foi maior do que o ódio.
Será que seríamos capazes de agir como a escrava de Naamã e ensinar o caminho da cura ao nosso maior inimigo?
Assim como aquela jovem era escrava em terra estranha, nós também vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Nossa pátria é celestial e esta convicção é suficiente para romper qualquer empecilho e nos capacitar a falar da salvação a todas as pessoas, não importando se são os mais perversos entre os homens. 
02 – Atitude de amor e confiança em Deus:
1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;
10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.
Outra narrativa que demonstra a atitude revelando a fé é a de Jonas, que agradeceu ao Deus, que habita nas alturas, mesmo ainda estando nas profundezas do abismo. Agradecer bênçãos recebidas não é tão difícil, mas agradecer na situação em que Jonas se encontrava é a atitude que revela o que realmente está no coração, confiando quando a benção ainda parece infinitamente distante. 
3 –  Atitude de entregar a própria vida:
Ester 4:11
11 Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva; mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei.
A situação não podia ser mais assustadora. Hadassa passara de escrava à rainha, e agora se revelava ao seu coração o motivo de Deus ter lhe enviado ao palácio. Todo o povo de Deus corria perigo de extinção e a alternativa para evitar o genocídio era arriscar a própria vida, entrando na presença do rei sem ser chamada e, se fosse aceita, revelar a sua verdadeira nacionalidade. A fé no Deus de Israel venceu o medo e Ester tomou a decisão correta. A atitude de Ester salvou o povo de Israel e Deus foi glorificado nos inimigos. 
4 – Atitude acima de qualquer dificuldade:
Lucas 5:17-20
17 Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar.
18 E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele.
19 Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus.
20 E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados.
Eis aqui uma das mais belas narrativas dos evangelhos. Enquanto a multidão se aglomerava do lado de fora, os religiosos estavam sentados em volta de Jesus. Enquanto Jesus ensinava, alguns homens deram um grande exemplo de atitude, subindo ao telhado com o enfermo e o baixando até a presença de Jesus.
Todos esperavam ouvir ¨levanta e anda¨, mas o Senhor surpreende perdoando os pecados do paralítico.
A atitude de fé demonstrada por aqueles homens foi maravilhosa, não medindo esforços para ajudar alguém que jamais poderia chegar perto de Jesus com suas próprias forças. 
Estes 4 exemplos devem servir de referência para cada um de nós. 
Como Paulo diz aos Corintios:
2 Co 4:18
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.



Marcelo Tristão de Souza

Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré / RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários