22 março 2015

Intercessão Parte 2 - Atribulado



Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem,

e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Intercessão



Parte 2 - Tribulações


Vamos agora relembrar onde começamos a caminhada:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
Romanos 5:1-4




                Já vimos a importância de aprender a batalhar pelos conflitos internos, mas agora temos mais uma notícia triste;
                A batalha contra os conflitos internos apenas começou. Ela é uma batalha que será travada diariamente, até o fim.
                Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:13
                Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41
               
É exatamente esta carne fraca que devemos vencer e nos fortalecer nos espírito; 
Este é um conflito diário mas temos a confiança de que podemos vencer, pois o Senhor já venceu por nós.
Quando nos comprometemos a interceder, este conflito será apenas a fase inicial da batalha, não devendo levar muito tempo. Quanto mais demorarmos nesta fase de lutar com nossos pecados, erros, medos, traumas, problemas do dia a dia, menos tempo teremos intercedendo pelos outros. Nestes casos, a solução é procurar ajuda de outros irmãos capacitados por Deus para ajudar. O pastor ( ou pastora ) deve ser a primeira opção, mas se for o caso de haver outra pessoa próxima capacitada para esta função, procure imediatamente.
Problemas mal resolvidos tendem a crescer e se transformar em monstros devoradores, consumindo todas as energias e acabando com a vida de oração e intercessão.
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13:17
Este texto mostra claramente que os pastores tem grande responsabilidade pelo povo que lhes é confiado, por isto, devemos procurar ajuda primeiramente destas pessoas, sempre que precisarmos.
Mas também é ótimo saber se tem mais pessoas próximas que sejam dispostas a ajudar.
Agora que entendemos um pouco sobre a primeira fase da intercessão, sabendo como começar, reconhecendo o campo de batalha e os dois lados interessados no conflito, pedindo perdão por nossas próprias falhas e  ganhando alguma experiência com isto, vamos a outra má notícia.
Ainda não ganhamos experiência alguma, mas somente um pouco de esperança para podermos continuar.
É necessário entender a ordem espiritual das coisas:
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:13
Entramos na batalha pela fé, e ganhamos algo que pensamos ser esperança, mas para chegarmos a esperança que nos aproxima do amor verdadeiro, ainda falta um longo caminho. No texto de Romanos 5, citado acima, vemos a sequencia perfeita:
Paz, fé, esperança, tribulações, paciência, experiência, esperança.
Eis o que vem a seguir, no texto de Romanos:
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:5

Para chegarmos à verdadeira intercessão, que provém do amor puro pelo indivíduo objeto da intercessão, o caminho é longo e árduo.
 Já passamos pela fé, paz e esta esperança inicial que mais se parece com uma simples confiança desenvolvida pela nossa vitória momentânea sobre o velho homem.
Agora chegamos a um ponto onde novamente dá uma grande vontade de desistir:
As tribulações

TRIBUlAÇÕES
Os dicionários definem tribulação como:
Aflição, tormento, adversidade, angustia, grande luta.
É exatamente isto que enfrentaremos quando começarmos a buscar entender o motivo de estarmos intercedendo por um certo indivíduo, ou uma localidade ou uma causa que esteja perturbando a paz em nossa comunidade local, municipal, estadual, nacional ou até mesmo intercessão de grande abrangência. Sempre que começamos a nos aplicar ao foco para o qual Deus nos dirige a orar, começa uma batalha sobrenatural onde somos o foco, tanto dos anjos de Deus quanto das potestades das trevas.
Isto acontece pois é o momento em que damos mais um passo dentro das regiões celestiais. Tiramos nossa atenção de nós mesmos e passamos a olhar além.



Quanto maior o interesse do inimigo no assunto da intercessão, maior será a pressão que sentiremos. Sei que isto pode parecer exagero ou fanatismo, mas peço que tome isto como um aviso, pois certamente vai acontecer se estiver no caminho certo.
Se estiver intercedendo por algo e não sentir nada parecido com isto, volte para a fase do conflito interno. Continue orando por você ou vá pedir ajuda.
Um foco de intercessão, quando é realmente revelado por Deus, dificilmente será algo para se interceder uma única vez. Após a primeira batalha nos levantamos cansados mas geralmente extasiados com a experiência, então sempre vem as represálias. Não podemos jamais nos esquecer que invadimos as regiões celestiais e participamos de uma batalha onde o inimigo é desesperado, pois sabe que já perdeu.
Agora sim virão as verdadeiras tribulações, que terão a finalidade de garantir que não retomemos ao nosso cantinho de oração e reiniciemos a batalha.
Temos dois casos extremos na Bíblia que devemos considerar e nos encorajar a nunca desistir:
O primeiro é a tentativa de satanás de calar os 3 amigos de Daniel:
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Daniel 3:23



Esta história é bem conhecida de todos, mas o que muitos não percebem, é que o real motivo de terem sido lançados ao fogo não foi por não adorarem ao rei. Este foi o lado natural da história. O lado espiritual e real é que Satanás queria calar a oração que eles faziam constantemente, intercedendo pelas causas do Reino de Deus.
O outro caso é do próprio Daniel:
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
Daniel 6:16



Daniel orava a Deus intercedendo pelo seu povo e isto certamente deixava Satanás furioso.
No livro de Daniel temos algo maravilhoso. Deus abre uma janelinha nas regiões celestiais e nos deixa olhar lá dentro:
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Daniel 10:12-13
Creio que é esta a revelação que Deus deu a Paulo, para que este escrevesse a Carta aos Efésios.
Quando entramos nesta batalha, como Daniel e seus amigos, nos colocamos no meio de um conflito angelical e movemos grandes batalhas com nossas orações e súplicas.
Quando finalmente vemos a resposta após um período de intercessão, não podemos imaginar o que aconteceu até que esta resposta finalmente se concretizasse.
Sei que não seremos literalmente jogados numa fornalha de fogo ou numa cova de leões, mas o que devemos saber é que sempre haverá um conflito para evitar que continuemos a interceder. O inimigo fará de tudo para nos forçar a desistir, mas se começarmos algo, devemos ir até o fim:
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Lucas 14:28-30
               
Da mesma forma, se começarmos um propósito de intercessão, devemos ir até o fim, para que o inimigo não zombe de nós.
                Quando estamos conscientes sobre a dimensão do que estamos enfrentando, começamos a nos tornar cada vez mais ousados, passando a interceder por diversas causas e enfrentar as represálias com mais ousadia. A isto sim podemos chamar de experiência, pois é o fruto de diversas batalhas ganhas ou perdidas, mas sempre devemos lutar. É impossível ganhar sempre, mas o que não podemos fazer é deixar de aprender com tudo o que fazemos.
                Quanto mais nos aplicamos a interceder, mais veremos o inimigo tentando nos derrubar e mais veremos o poder de Deus agindo em nosso favor. Isto sim produz a paciência necessária para continuar  e então adquirir experiência.
                Muitos falam que querem ter experiências com Deus mas não querem passar pelo aprendizado da intercessão. Sei que há outras formas de se ter experiências com Deus, mas a experiência adquirida através da tribulação e vitórias é inestimável. Esta experiência gera a verdadeira esperança, pois passamos a ver pessoalmente o que antes somente ouvíramos outros relatarem. São as experiências de nossas batalhas particulares em prol das causas do Reino de Deus que produzirão a verdadeira esperança, que vai nos dar o desprendimento necessário para amar verdadeiramente, sem esperar retribuição.
                Estas vitórias no campo de batalha são o amor de Deus sendo derramado em nós e através de nós, nos capacitando a amar.
                Espero que um dia possamos viver o amor desinteressado de Paulo, e orarmos desta forma:
                Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Efésios 3:13-21
É hora de nos colocarmos no lugar onde Deus espera que estejamos e sermos verdadeiramente a geração que faz a diferença neste mundo sombrio.
Vamos nos unir seguindo o exemplo de Neemias e interceder em prol do Reino de Deus:
E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia
Guamaré/RN



Compartilhando O amor de Deus

#Intercedendo por Amor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários