19 março 2015

A FÉ E O CANDELABRO Parte 1/2





A FÉ E O CANDELABRO - Parte 1

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13
         O cristianismo tem pontos totalmente exclusivos, quando comparado com qualquer religião do mundo, em qualquer época, e um dos pontos que mais me tem atraído nos últimos dias é a maravilha de termos algo tão grande, gracioso e ao mesmo tempo expansivo como é a fé racional e sobrenatural.





         Sei que o termo racional pode parecer mal colocado quando se trata de fé, mas como dizia Milton Nascimento, “fé cega, faca amolada”.
Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada

Deixar a sua luz brilhar e ser muito tranqüilo
Deixar o seu amor crescer e ser muito tranqüilo
Brilhar, brilhar, acontecer, brilhar faca amolada
Irmão, irmã, irmã, irmão de fé faca amolada

Plantar o trigo e refazer o pão de cada dia (Plantar o trigo e refazer o pão de todo dia)
Beber o vinho e renascer na luz de todo dia (Beber o vinho e renascer na luz de cada dia)
A fé, a fé, paixão e fé, a fé, faca amolada
O chão, o chão, o sal da terra, o chão, faca amolada

Deixar a sua luz brilhar no pão de todo dia
Deixar o seu amor crescer na luz de cada dia
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser muito tranqüilo
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada

Fé Cega, Faca Amolada - Milton Nascimento.
         De um jeito apaixonado, Milton coloca a fé de uma maneira que poucos escritores cristãos conseguiram colocar.  A fé que Milton descreve é cortante feito uma faca amolada, e vai adiante, guiando a vida em todos os seus detalhes. Tanto no racionalismo do dia a dia natural como na esfera espiritual, misturando o racional e o espiritual da maneira que deve ser misturado, pois certamente que o sobrenatural deve ser natural no nosso dia a dia.
         A fé parece cega para quem não conhece a Deus, pois a fé tem um propósito que é gerar a esperança e então gerar o amor, que é o fim especial da fé. Deus nos deu a fé por amor, para nos ensinar a esperar nEle e a amá-Lo.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:9
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; 1 Coríntios 12:9ª

Estas três declarações apontam para a mesma direção; O Espírito Santo nos capacita a ouvir o que Deus tem para nos dizer, nos leva a compreender a salvação em Cristo e nos une ao povo de Deus, pois é a fé quem nos revela a palavra que salva e nos integra no corpo que tem o mesmo Espírito, ou seja, a Igreja.
A palavra fé não é usada no VT da maneira como é no NT, mas está clara na vida da maioria dos homens e mulheres usados por Deus. Na verdade, a única vez em que aparece no mesmo sentido que no NT é em Habacuque:
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4
         Mesmo sendo pouco mencionada, a fé está presente em todos os livros, pois a fé é uma chama que arde no coração dos que buscam algo de sobrenatural em suas vidas. Através desta chama, vivemos e nos aproximamos de Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
         Creio que a fé pode ser figurada no fogo que Deus enviou para que Moisés mantivesse aceso continuamente no Tabernáculo.
Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo jubilaram e caíram sobre as suas faces. Levítico 9:24
O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:12-13
Assim como este fogo que veio diretamente de Deus e foi utilizado nas principais figuras de nossa vida com Deus, a fé também nos foi enviada por Deus, e só podemos ter uma vida com Deus, pela fé.
Os sacrifícios só poderiam ser oferecidos através do fogo enviado por Deus, o incenso, da mesma forma, deveria ser aceso com o fogo do alto. Isto nos mostra que nosso sacrifício de arrependimento diário e nossas orações só serão aceitos por Deus, se forem acesos pela fé.



Estes dois exemplos são maravilhosos e amplos, mas o que me chama a atenção no momento é para um terceiro item do Tabernáculo que depende do fogo enviado por Deus: O candelabro.
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações. Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente. Levítico 24:1-4
A fé, na figura do Candelabro, é a própria chama que deve ser mantida acesa perpetuamente, de dia e de noite, alimentada pelo azeite que era trazido pelo povo. Que figura maravilhosa! O fogo (fé) vindo diretamente de Deus, mantido aceso pelo azeite (Espírito Santo) providenciado pelo povo (Comunhão da Igreja). Nos traz á memória um Salmo:
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.  Salmos 133:1-2
Neste ponto, me pergunto: E as lâmpadas, significam algo especial para nossas vidas?
Perguntei isto ao Deus que enviou o fogo logo nos meus primeiros meses de contato com a Bíblia e tive uma resposta que estremeceu para sempre minha vidinha. As sete lâmpadas são o nosso crescimento como discípulos de Jesus.
Vejamos algumas passagens Bíblicas que podem esclarecer nossas mentes e mudar para sempre as perspectivas.
E o anjo que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono, e disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Senhor meu, que é isto?
Então respondeu o anjo que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:1-6
Este pode ser um dos pontos mais importantes da fé cristã, e exatamente o que diferencia ter fé e acreditar em algo. Acreditar qualquer religioso ou mesmo ateu é capaz, mas fé só faz sentido quando é enviada por Deus como um fogo e alimentada pelo azeite puro do Espírito Santo, em comunhão com o povo de Deus, pois o azeite deveria ser ofertado pelo povo. Na minha vida, significa que devo receber o azeite que mantém a chama acesa e também devo doar para que outros também tenham sempre, de dia e de noite.
O elemento comum a todos os outros é unicamente a Graça de Deus. Tudo vem de Deus, sem que possamos fazer nada para melhorar ou mesmo ajudar. O fogo, o azeite puro, o ouro do candelabro, tudo nos é concedido pela graça de Deus.:  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: “Isto sim é um Deus provedor!”

Continuaremos nos próximos dias, com o lado prático, no NT, desta figura maravilhosa.

Leia a Parte 02


Marcelo Tristão de Souza
Guamaré / RN

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor

Blogger

Google+

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários