17 março 2015

Pregue a Palavra





Pregue a palavra e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. 
2 Timóteo 4:2


Eis a receita para a miséria: um coração faminto, uma cabeça (mente) orgulhosa e uma vontade não quebrantada (insubmissa).  - Tommy Tenney – Os Caçadores de Deus.

            Muitas pessoas buscam saciar a sede de algo maior em suas vidas, mas não sabem sequer distinguir o que seja, mas que na verdade é a sede pelo Sagrado, pelo Espiritual, pelo Eterno. 

Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. 
Eclesiastes 3:11.

Gastam tempo e dinheiro consultando espíritas, gurus, pais de santo, líderes religiosos, etc. Embora Jesus esteja sempre à porta, batendo e esperando.

Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.
Apocalipse 3:20

Não podem abrir, pois suas mentes estão cheias de falsa religiosidade, tornando-se orgulhosos demais para crer na simplicidade do Evangelho, que oferece salvação por pura fé, sem obras ou sacrifícios. 

De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 
1 Coríntios 1:18.

       
Suas vontades não podem ser quebrantadas, pois o orgulho é a maior barreira ou escudo na luta da carne contra o espírito. O espírito humano quer Deus, mas as barreiras da carne impedem a busca.
Mesmo que haja um pequeno avanço contra o orgulho, causado por uma ação direta do Espírito Santo, logo que esta ação passa, voltam à insubmissão, pois não ouvem com os ouvidos nem veem com os olhos, mas logo serão tocados pelo Senhor, e serão curados. 

É por isso que eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem. E assim acontece com essas pessoas o que disse o profeta Isaías: “Vocês ouvirão, mas não entenderão; olharão, mas não enxergarão nada. Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! - disse Deus.” 
Mateus 13: 13-15.

Mas este toque deve ser feito através da igreja, junto com o Espírito Santo, pois se o Espírito fizesse isto sozinho, não precisaria de nosso testemunho. 

Certa vez, os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então lhe perguntaram: - É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel? Jesus respondeu: - Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. 
Atos 1- 6 a 8.

O Espírito Santo é o grande missionário da Igreja em todos os lugares.

Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. João 16:8

Mas neste texto que revela esta verdade, Ele é chamado de Auxiliador, isto é,  não faz as coisas sozinho.
          Paulo cita o profeta Isaías para contextualizar esta verdade:

Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. 
Romanos 10: 13 a 17.

A citação sobre a miséria humana, no início deste estudo, serve não só para aqueles a quem chamamos perdidos, incrédulos, “do mundo”, etc., mas também serve para os que estão perdidos dentro de casa. 

Jesus continuou: - Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida.” 
Lucas 15: 8 e 9.  

Esta parábola foi anunciada ao povo mais pobre e humilde de Israel, desprezado pelos fariseus, que criticavam Jesus por se importar e se misturar com eles. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo: - Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles. Lucas 15:2. 
Cabe a cada um de nós escolher qual a postura correta perante tal situação. Criticaremos a atitude de Jesus e negaremos o reino de Deus, ou seguiremos o exemplo do Mestre?
            A igreja de Jesus é aquela que busca as moedas perdidas, quer dentro de casa ou fora, pois, a casa não são as quatro paredes de nossos templos, mas todo o círculo de convivência que Deus nos proporcionar. Pode haver pessoas famintas pelo Pão do Céu até mesmo dentro das quatro paredes do templo, exercendo funções ou não, e se comportando como doutores da lei, mas não conhecendo o Mestre.
Devemos ir primeiro às ovelhas fora do aprisco, mas jamais nos esquecendo de cuidar delas quando estiverem dentro do aprisco.
É notório como as pessoas entram e saem de nossas igrejas, muitas vezes despercebidas, sem ao menos deixarem um referência.
A falta de compreensão de alguns textos faz com que muitos passem adiante a responsabilidade pelas vidas que Jesus nos apresenta para cuidar.
Vejamos quatro exemplos de textos mal interpretados:

1 - Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. 
Lucas 15:4.

Alguns dizem que o pastor local ou seus auxiliares diretos é quem são responsáveis por ir buscar as ovelhas perdidas e outros dizem que o Bom Pastor é o único capacitado para trazer as ovelhas, pois, de antemão, julgam a tarefa impossível.

2 - Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. 
Colossences 3:16.

A obrigação de zelar pela sã doutrina, dentro e fora da Igreja, é de todos os crentes, não devendo ser deixada feito um fardo nas costas do pastor, por ser o principal pregador, dos seus auxiliares, por se achar que são mais capacitados, ou esperar que cada um se instrua sozinho, com o auxílio do Espírito Santo. O ensino deve ser cuidado por todos, sempre prontos para ajudar alguém nas suas dúvidas, sendo humildes para reconhecer quando sabe e buscar ajuda quando não sabe. A verdadeira comunhão só cresce se for dirigida pelo amor, humildade e sinceridade, por isto Paulo aconselha estas coisas sobre o culto e também sobre o convívio diário.

3 - Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta. 
Tiago 2:26. 

Não devemos nos preocupar em medir a fé dos outros, nem mesmo a nossa própria fé, pois a fé é Dom de Deus, e somente Ele pode saber com certeza o que acontece dentro de nossos corações. Dedicação demais às atividades da Igreja nem sempre é sinal de muita fé, e também dedicação de menos não pode ser motivo para acusar os outros de falta de fé. Cada um deve se preocupar com suas atividades, fazendo tudo buscando o bem comum e não o reconhecimento. Se cada um, dentro de uma comunidade cristã, buscar fazer o que está ao seu alcance para o bem de todos, fazendo com e por amor, certamente veremos manifestações de fé que abalarão a vizinhança e até lugares mais remotos.

4 - Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 
1 Coríntios 14:1.

Infelizmente, ainda existe uma grande confusão sobre o que seja profetizar. Muitos acreditam que profecia é simplesmente trazer avisos diretamente dos céus, sobre algum acontecimento estranho na vida de alguém. Creio que Deus usa pessoas para este fim, mas profetizar é mais do que isto. É um Dom dado por Deus a sua Igreja, para anunciar a sua vontade, através das Escrituras, pregando dentro de um contexto guiado pelo Espírito Santo, ou indicando caminhos a serem seguidos, ou até advertindo a igreja em geral ou pessoas específicas sobre algo que Deus queira advertir, mas em qualquer caso, com muito temor e tremor, sabendo que Deus é amor e também é fogo consumidor. O uso das profecias por parte de pessoas que se julgam mais espirituais que os outros tem causado grandes problemas nas nossas igrejas. A palavra de Deus é Espírito de Vida, mas quando alguém ousa dizer algo em nome de Deus, sem que Ele tenha inspirado, geralmente gera contendas, inimizades, confusões.  A pregação da palavra é um modo de profetizar, pois a Palavra de Deus é a sua vontade revelada aos homens, mas sem o devido entendimento do texto e contexto, pode acabar confundindo muito mais do que revelando. Deixam de lado o Espírito Santo e incorporam o “espírito de santo”.

Conclusão

Deus nos chamou para sermos testemunhas do seu amor, poder e vida em nós e não para julgar os outros. Devemos falar sobre o que Deus fez e faz em nossas, contando experiências próprias baseadas na Palavra de Deus, cuidando para não ir além do que Ele realmente nos dá.

Os onze discípulos foram para a Galiléia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse: —Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. 
Mateus 28:16 a 20.

Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. 
Tiago 3:13

Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.

2 Timóteo 2:15 e 16








Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Não esqueça de deixar seu comentário.

Compartilhando O amor de Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários