17 março 2015

Nova Criatura



NOVA CRIATURA




Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; 
eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17 




“Ser cristão não é fácil”, é o que ouvimos tantas vezes de muita gente, principalmente das que ficam pelo caminho. Na verdade, o que não é fácil é enfrentar a luta interior que travamos quando queremos ser verdadeiramente cristãos.
Quem não enfrenta esta luta não está realmente querendo ser verdadeiro cristão, isto é, ainda não reconheceu que precisa mudar totalmente de vida.
Os judeus receberam a palavra de Deus na forma da Lei, que serviu para revelar o pecado entranhado no fundo da alma do homem.

Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Romanos 7:7

Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, entramos pela porta estreita e achamos o começo do caminho.
Logo neste começo, estamos cheios de todo o tipo de defeitos trazidos do mundo onde vivemos, mas o padrão de Deus logo começa a se revelar para nós. A Palavra de Deus ( a Lei) começa a nos mostrar o quanto somos pecadores e carentes de perdão e purificação.

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Efésios 4:22 

Neste ponto, muita gente se desanima, achando que é impossível mudar e deixar os velhos hábitos e costumes. Ou deixam o caminho, ou o que é até pior, permanecem na igreja, mas não se deixam transformar. É a chamada síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, vou ser sempre assim.”
A palavra de Deus tem o poder inicial de mostrar o quanto somos carentes de Deus e do seu amor por nós. Somos levados a nós mesmos e encontramos uma criatura em péssimo estado. O primeiro confronto que a Palavra de Deus nos traz é exatamente com nosso interior corrompido. Quanto mais cedo reconhecemos isto, mais cedo receberemos as bênçãos da Palavra de Deus.
Ao mesmo tempo em que percebemos os nossos erros, Deus nos ensina como vencê-los.

E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias 4:6 

Quando reconhecemos nossos erros e carências, Deus começa uma batalha ao nosso lado, para que possamos vencer o velho homem, crucificando-o junto com Jesus, para poder ressuscitar com Ele, para a nova vida com Deus.
Esta batalha é longa e difícil. Não pense que vai depender de você para que a batalha seja mais curta, mas somente Deus conhece a extensão do que deve ser vencido e somente Ele pode te ajudar.
Neste período da vida cristã, muitos são os que desistem, pois acreditam que devem lutar contra o pecado com as próprias forças. Logo percebem que são incapazes de mudar seu próprio comportamento e acabam consumindo todas as forças e desistindo.
Mas quem reconhece que somente Deus pode transformar o homem, através da oração, estudo da palavra, comunhão e disciplina, estes sim alcançam a vitória.
                
Estes são os principais alvos de Satanás:

                1 – Oração: O inimigo das nossas almas sabe que Deus ouve e responde as nossas orações e com isto, nos fortalecemos, pois vemos que não estamos sós, mas guardados pelo Senhor. Quando começamos a desenvolver uma vida de oração, começam as dificuldades e provações, que são as investidas contra a nossa vida, para que desistamos e voltemos atrás.
Mas quem persiste em buscar a Deus, mesmo na adversidade, recebe a vitória e avança na direção da cruz de Cristo, onde será crucificado o velho homem.

Não andeis cuidadosos de coisa alguma, antes em tudo sejam conhecidos os vossos pedidos diante de Deus pela oração e pela súplica com ações de graças.  A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6-7

                2 – Estudo da Palavra: A vida de oração nos leva a ser não apenas ouvintes, mas estudiosos da Palavras de Deus.
ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.
Tito 3:5 
               
Paulo diz que o Espírito nos lava, e com isto se refere ao efeito da Palavra de Deus na vida de quem busca conhecer a fundo e obedecer, não apenas ouvir.     
          
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:31-32

Jesus afirma que a Palavra nos conduz à verdade, e a verdade é quem traz a libertação.
Mas como será que este processo ocorre?
Quando aceitamos a Jesus, entramos pelo Caminho, que nos levará a Deus. No início deste caminho, está a cruz, onde nos arrependemos e somos salvos e curados, ou seja, deixamos de ser pecadores perdidos para sermos justos perante Deus, através da fé na morte e ressurreição de Seu filho, que veio a este mundo para ser o cordeiro de Deus e tirar o pecado do mundo.
Chegar até a cruz é árduo e espinhoso, mas é o único jeito de seguir a Jesus.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Lucas 9:23 

Temos uma figura maravilhosa disto no Tabernáculo, que Deus ordenou a Moisés que construísse no deserto.
A entrada ou porta, se chama Caminho, e simboliza o momento em que aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador.
Logo que se entra, está o altar do holocausto, isto e, a cruz de Cristo.
Após oferecer o holocausto, é necessário ir até a pia da purificação, construída com o bronze dos espelhos. Somos lavados na água, simbolizando o batismo no Novo Testamento.
Nesta pia somos lavados e reconhecemos o velho homem morto lá na cruz. Agora, crucificados e lavados, Deus nos conduz pelo Caminho até a Verdade, que é a entrada do Lugar Santo.
Lá no Lugar Santo, estão a mesa dos pães, o Candelabro e o Incensário.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Apocalipse 3:20 

Esta ceia que Jesus nos convida é um maravilhoso jantar à luz de velas e com direito até a incenso.
No Lugar Santo, somos iluminados pela verdade de Deus, santificados no incenso das orações e finalmente comeremos do pão vivo.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.
João 6:35

A mesa dos pães é iluminada pela luz do candelabro e coberta pelo aroma doce e amargo do incenso. Assim é a palavra de Deus para quem realmente está apto a compreender o significado real de Deus.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

No Lugar Santo não entra a velha criatura, mas somente quem já morreu para o mundo, tem a revelação da Palavra de Deus e ora guiado pelo Espírito Santo.
Infelizmente a grande maioria dos cristãos passa anos e anos perambulando entre a Entrada do Tabernáculo e o Altar do Holocausto.  Não querem pegar a cruz e seguir a Jesus até a entrada do Lugar Santo.
Há os que pegam a cruz e logo largam, pois não resistem ao peso e não aceitam a ajuda do Espírito de Deus.
Muitos ficam pegando e largando vezes e vezes, mas nunca pegam a cruz dia a dia, seguindo em frente, mas sempre largam e retrocedem, pegando de novo e não avançando.
Mas, graças a Deus, muitos têm chegado ao Lugar Santo e mantido erguida a bandeira do evangelho.
Após cear com o Senhor no Lugar Santo, nos é aberto o caminho através do véu e finalmente chegamos ao Santo dos Santos.
Este é o verdadeiro lugar onde nos calamos e apenas soluçamos, gememos e adoramos em espírito, pois não há palavras. Nenhuma palavra faz sentido ser dita, então nos esquecemos do tempo e espaço, e não nos apressamos em sair dali.

INTERCESSÃO
                
Busco do Senhor que eu possa estar lá sempre que Deus quiser, 
e também que a Igreja de Deus
 tenha este anseio entranhado em seu ser. 
Só assim seremos verdadeiramente 

Povo Seu e Ovelhas do Seu Pasto.









Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN



Não esqueça de deixar seu comentário.

Compartilhando O amor de Deus




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários