03 maio 2016

Exército de Deus - Parte 06 - O Espírito e a noiva


O Espírito e a noiva dizem: Vem!



Há alguém comprometido para casar-se que ainda não recebeu sua mulher? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro case-se com ela".


            Nas reflexões anteriores, vimos sobre a dedicação da casa e o desfrute da vinha, que se referem respectivamente aos cristãos como templo e morada do Espírito Santo e as bênçãos de integrar o Reino de Deus.
            Agora veremos o próximo ponto na qualificação de um soldado para a batalha:

A consumação do casamento

            Na sociedade atual, este ponto parece ser um tanto quanto exagerado, pois o casamento foi banalizado e a família colocada em segundo plano, sempre em prol da busca pela satisfação pessoal. Na sociedade Israelita, construída com base nos preceitos da Lei de Deus, a consumação do casamento e o estabelecimento da família eram de extrema importância.
            Para o homem, a Lei e os costumes eram implacáveis, havendo a necessidade de estabelecer sua descendência e herança tribal, pois sem isto, seu nome poderia acabar sendo esquecido para sempre. Um homem sem família não tinha honra alguma, sendo considerado inferior.
            Para a mulher, o comprometimento era de grande perigo, pois era um ato irreversível, com o risco de banimento ou até mesmo apedrejamento, caso fosse desfeito.
            O compromisso não envolvia apenas o casal, mas também era a união de duas famílias que passariam a ter laços eternos.
A noiva deveria ser pura e suas vestes eram preparadas especialmente para refletir toda a pureza possível. Linho branco e adornos especiais eram utilizados para simbolizar pureza e santidade.
            Um exemplo bem didático é o casamento de Isaque, narrado em Genesis, capítulo 24. É uma boa leitura e recomendável para entender a figuração do casamento representando Cristo e sua Igreja.
           
            Abraão é figura do Rei que prepara as bodas de Seu Filho:

Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:
O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.
Mateus 22:1,2

            O servo anônimo é figura do Espírito Santo, que guia o Cristão no conhecimento e relacionamento com Cristo:
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

            Rebeca é figura da Igreja pura, santa e imaculada, guardada para ser apresentada ao noivo:
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

            Isaque é figura de Cristo, que aguarda o momento da realização das bodas:

Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.
Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos.

            Finalmente, vejamos a figura que mais me empolga nos momentos de intercessão, que é a participação da liderança ministerial na preparação da Igreja:
O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

            Deus é maravilhosamente amoroso e a sua forma de trabalhar conosco é extremamente inusitada.
            No plano de Deus, a própria noiva tem participação efetiva na sua preparação para as bodas.
            Seria mais prático e seguro se o Espírito Santo tomasse total responsabilidade sobre esta tarefa, mas Deus nos enviou Seu Espírito para nos capacitar e guiar nesta tarefa.

Glória a Deus! Aleluia

            A obra de preparar a Noiva para as bodas do Cordeiro é planejada e guiada pelo Espírito Santo, mas é a própria Igreja quem executa o plano na prática.
           
O principal meio que o Espírito usa para nos guiar neste processo é a Palavra de Deus:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Mesmo não estando estre os que ouviram e viram pessoalmente ao Senhor, durante Seu ministério neste mundo, nós somos testemunhas através da presença do Espírito Santo em nós.
Ele torna a Palavra de Deus tão viva que é como se tivéssemos recebido diretamente do Senhor.

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

A palavra julga os pensamentos e intenções do coração pois o próprio Espírito está em nós testificando tudo o que a Palavra nos diz. É a própria voz de Deus em nós, guiando, ensinando, testificando e corrigindo.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
João 14:26

            Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17:17

            Da mesma maneira que o Senhor veio para fazer a vontade do Pai, revelando toda a Glória de Deus, o Espírito está aqui com o propósito de revelar a Majestade e Glória do Senhor Jesus:

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. 

            É empolgante e maravilhoso como o Pai desenvolve Seu plano através da Igreja, destruindo toda a obra do Diabo e expandindo Seu Reino. Desde o dia em que o Diabo foi derrotado no deserto e o Reino foi implantado, o Pai continua desvendando seu plano através da Igreja, pisando o Diabo e seus demônios através de sua multiforme sabedoria, revelada através da Noiva:

A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

            Começando pelo deserto, onde Jesus retomou o que Adão tinha dado ao Diabo, o Reino de Deus foi sendo expandido e o Diabo foi recuando, até chegar à Cruz, onde finalmente foi pisado e as chaves voltaram ao seu dono de direito. 
            Todo o ministério do Senhor foi uma tremenda guerra entre Deus e o Diabo, pela retomada da comunhão entre o criador e suas criaturas.
            Da mesma maneira que Josué atravessou o Jordão para erradicar as potestades e dominar a terra, o Senhor começou seu ministério no rio Jordão e dali invadiu toda a terra, declarando guerra ao império das trevas e fundando Seu Reino de amor.
            A caminhada do Senhor nos seus três anos de ministério também lembram a libertação do povo Israelita da escravidão no Egito. O próprio Senhor destronou todas as potestades que dominavam Israel e, uma a uma, assim como as pragas no Egito humilharam os deuses falsos, o Senhor foi caminhando e curando enfermos, libertando cativos, expulsando demônios e ensinando. Satanás e seus exércitos foram humilhados e expulsos da terra.
            O sistema religioso corrompido começou a ser desmontado por João Batista, quando substituiu a purificação sacerdotal pelo batismo nas águas. Agora não apenas o sacerdote se purificava e exercia o ofício, mas todo o povo estava sendo batizado para purificação de seus pecados e pedindo perdão diretamente à Deus.
            Todo o sistema corrompido foi substituído pela Graça de Deus. Em Cristo, todos temos acesso direto ao Pai e o Espírito nos mantém ligados ao trono.
            O véu do templo foi rasgado e o acesso foi garantido para toda a Igreja.
            Na dispensação da graça, a noiva vai crescendo no conhecimento do noivo e a cada dia se aproxima mais e mais, tornando-se cada vez mais unida e Ele.
           
            A função dos intercessores, neste ponto da Lei da Guerra, é a descrita pelo Apóstolo Paulo:
           
Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

            A noiva se apaixona pelo noivo diariamente, através de uma convivência intima, sem restrições ou intermediários. Tudo conforme o plano eterno do Pai.
            Da mesma forma que o Apóstolo Paulo se coloca de joelhos perante o pai e intercede pela noiva, nós devemos também seguir este ministério diariamente, com toda a diligencia e seriedade.
Este é o pão diário dos intercessores, desvendado aqui em detalhes, pelo Espírito Santo, através do Apóstolo:

Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios.
Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente. Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.
Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder. Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele. Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês. Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

Se você, caro leitor, se sente devedor perante tudo o que Deus já lhe deu, eis aqui a tua forma de retribuir um pouco do amor que lhe foi compartilhado.
Dobre teus joelhos e torne-se um soldado valente, apto para a batalha e participe efetivamente do avivamento que o Senhor está trazendo para estes últimos dias, sendo um dos intercessores que farão com que tudo aconteça conforme os planos de Deus.
Está chegando a hora em que a noiva deve correr ao encontro do noivo.

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas.
Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã".
O Espírito e a noiva dizem: "Vem! "
E todo aquele que ouvir diga: "Vem! "
Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
Apocalipse 22:16,17



Intercessão de hoje:

Que todo o povo de Deus ouça o voz do noivo e venha ao seu encontro.





Exército de Deus
Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários