04 maio 2016

Exército de Deus - Parte 08 - A liderança cristã






Quando os oficiais terminarem de falar ao exército, designarão chefes para comandar as tropas.
Deuteronômio 20:9


            Na primeira leitura do contexto, este versículo não me parecia merecer destaque, mas após começar a analisar mais cuidadosamente cada ponto, percebi que este é um dos principais, pois nos fala da liderança que deve ser exercida, tanto em um exército militar como também no exército de Deus.
            Historicamente, o conceito de liderança tem alguns bons exemplos mas a grande maioria são de líderes que, embora até que alguns pudessem estar bem intencionados, acabaram levando seus liderados por caminhos tortuosos de destruição e ruína.
            Antes de entrar no assunto que interessa aqui, que é a liderança cristã, vamos dar uma olhada em um conceito muito interessante, retirado do dicionário informal:

O verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender o líder e suas ideias.
EXEMPLO HISTÓRICO DE LIDERANÇA
Por Bruno Krug
Sempre ouvimos muito acerca das características e competências de um verdadeiro líder, mas como sabemos, nada supera o exemplo prático. Com esta idéia, quero lembrar de um texto que li sobre um momento que ficou gravado na história do tempo, referente a lendária figura de Alexandre, O Grande.
Alexandre foi criado com grandes sonhos pela sua mãe Olímpia, a qual ajudou ele a ter grande auto-estima e autoconfiança, o que certamente muito lhe serviu para ter a força interior de seguir em frente na sua ambiciosa busca de conquistar outras nações e deixar seu nome na história mundial. Aristóteles foi escolhido por seu pai, Filipe II, rei da Macedônia, para ser o encarregado da sua educação, assim como Lisímaco foi o seu mestre nas técnicas militares.
Alexandre tornou-se um grande líder e é claro que também falhou. Mas não há dúvidas que ele sabia muito bem como liderar seu exército, despertando neles a crença de que eram capazes e estimulando-os a buscar sempre o máximo possível.
Dentre as várias história das vitórias de Alexandre, encontramos inúmeros exemplos de Liderança em Ação. Vamos lembrar um destes episódios marcantes de sua história, o qual ilustra claramente o que é Liderança em Ação, através de um episódio ocorrido em setembro de 325 a. C.. Neste período Alexandre atravessava com suas tropas um dos mais inóspitos desertos da Terra, na sua marcha para o sul da Gedrósia. Nesta travessia do deserto seu exército ficou sem água e os comandados demonstraram sua lealdade e preocupação com seu líder, juntando o pouco de água que lhes restava, para oferecer a seu rei toda a quantidade de água conseguida.
Ao receber tal demonstração de respeito e admiração, Alexandre tomou a decisão certa e diante de seu exército, derramou na areia toda a água que lhe fora oferecida num capacete de prata. Foi um gesto marcante com o qual demonstrou que estava na mesma posição que todo o seu exército e que com eles seguiria até o final. Com esse pequeno e grandioso ato, transmitiu a força necessária para que o seu exército conseguisse sobreviver. 
E assim ficamos nos perguntando: será que nós também somos capazes de demonstrarmos gestos de Liderança em Ação para nossa equipe, ou apenas seguimos como chefes medíocres que apenas pensam em se destacar e em acumular para si os ganhos e as glórias da sua equipe.
Espero que você seja um dos que fazem a diferença em sua organização e na sua comunidade, com palavras que estimulem a busca da excelência e com ações que demonstrem seu compromisso com aqueles que estão junto a você.

            Jogar fora o resto de água que sobrava não me parece um ato dos mais inteligentes ou heroicos e serve para demonstrar que o caráter distorcido de um grande líder é muito eficiente para demonstrar o caráter de seus liderados. Este “grande líder” foi o responsável pela Helenização forçada de grande parte do mundo de sua época, inclusive Israel, onde uma parte significativa da população foi cruelmente assassinada por recusar as mudanças sociais e religiosas.
            A história sobre a água derramada, narrada no dicionário informal, me fez lembrar uma história sobre um verdadeiro líder:

Estando Davi nessa fortaleza, e o destacamento filisteu em Belém, Davi expressou este forte desejo: "Quem me dera me trouxessem água da cisterna da porta de Belém! "
Então aqueles três atravessaram o acampamento filisteu, tiraram água da cisterna e a trouxeram a Davi. Mas ele se recusou a beber; em vez disso, derramou-a como uma oferta ao Senhor e disse:
"O Senhor me livre de beber desta água! Seria como beber o sangue dos que arriscaram a vida para trazê-la! " E Davi não bebeu daquela água. Foram esses os feitos dos três principais guerreiros.

            A diferença entre Davi e Alexandre fica muito bem figurada nestas duas narrativas: Alexandre era um líder egoísta e sanguinário, enquanto Davi era servido por seus principais guerreiros por amor e admiração.
            Em uma circunstância muito difícil, Davi demonstra através de suas atitudes que o verdadeiro líder de seus exércitos é o Senhor. Isto nos faz ver que uma das principais características da liderança de Davi é a humildade.
            Davi é um grande exemplo de liderança a ser visto como base para conceituarmos a liderança cristã. Outro grande exemplo é Moisés, que apesar de ser continuamente orientado por Deus, recebeu uma grande lição sobre liderança de seu sogro Jetro:

No dia seguinte Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, e este permaneceu de pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde. Quando o seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo, disse: "Que é que você está fazendo? Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera de pé, desde a manhã até o cair da tarde? " Moisés lhe respondeu: "O povo me procura para que eu consulte a Deus. Toda vez que alguém tem uma questão, esta me é trazida, e eu decido entre as partes, e ensino-lhes os decretos e leis de Deus". Respondeu o sogro de Moisés: "O que você está fazendo não é bom.
Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho. Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões. Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.
Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.
Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito". Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido
           
            Este conselho dado a Moisés por seu sogro é a ilustração perfeita de como deve ser a liderança cristã: Capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Certamente que este modelo está em conformidade com o que vimos no versículo 9 da Lei sobre as guerras.
            Infelizmente, se fizermos uma comparação entre as características apontadas por Jetro e o que observamos na maioria dos líderes nas igrejas atuais, não encontraremos muitas semelhanças. Não pretendo aqui denegrir a imagem dos líderes contemporâneos, mas apenas constatar um fato que necessita urgentemente da ação dos intercessores.
            Para continuar, vamos ver o que o Senhor Jesus nos ensina sobre liderança:

Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

            Que grande ensino nos dá o Senhor e como tem sido mal compreendido e negligenciado pela Igreja durante todos estes séculos.
            Liderar é servir, ou seja, ter a disposição de trabalhar duramente e se sacrificar, para que todos alcancem um determinado objetivo.
            A deficiência que vemos na Igreja atual não se caracteriza na ausência de pessoas capacitadas para exercerem liderança, mas sim nas escolhas orientadas por critérios obscuros. É comum encontrarmos nas igrejas, todas as funções de liderança ocupadas por uma mesma família (geralmente a família do Pastor) e a maioria destes “líderes” sem a menor capacidade ou mesmo intenção em liderar da maneira que deveriam, ou seja, demonstrando em suas atitudes, as características citadas por Jetro e por Jesus.
            Em meio aos problemas gerados pelo exercício equivocado da liderança, o que mais prejudica a Igreja é o fato de que maus líderes tem facilidade em gerar discípulos. É espantoso ver como os maus exemplos são fáceis de seguir e como dão frutos com extrema rapidez.
           
Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.
Eclesiastes 10:1

            O verso acima fala sobre os tolos e é exatamente isto que são os “líderes” que exercem liderança com insensatez.
            Observando a vida destes “líderes” fica claro que a sua principal característica é o orgulho. Tanto dos maus líderes quanto dos que os indicaram para a função.
            A Palavra nos ensina também que o orgulho é um dos maiores pecados que uma pessoa pode carregar em sua vida e dificílimo de ser curado.
           
Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?
Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

            O orgulho é um grande erro que faz com que o Espírito Santo se afaste da pessoa, mas a humildade atrai a presença e manifestação do Espírito.  A maneira de se livrar deste mal é se submeter à vontade de Deus com humildade, pois o orgulho é uma das principais armadilhas do Diabo. Vejamos agora outro exemplo do erro acompanhado da solução:

O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
           
O único exemplo de liderança perfeita é o próprio Senhor Jesus.

            Nos últimos momentos de seu ministério, o Senhor nos deu a grande lição que deveria ser base para qualquer pessoa que se envolve com funções de liderança:

Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! " Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.
Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".

Intercessão de hoje:
Que o Senhor qualifique e guie líderes conforme a Sua vontade.
Que a Igreja cresça guiada por bons exemplos de fé, dedicação e amor.
Que se cumpra na vida dos líderes o que está em João 13:17


Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".
João 13:17

Outro estudo que fala sobre liderança:

Intercessão com propósito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários